Índice de Notícias

Cães
Gatos
Todos
Translate
Traducir
Temas Pet
-
Homenagem Pet - Acenda uma Vela para seu Pet
Lares de Santa Catarina têm mais gatos e menos cachorros do que há sete anos

Dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE, divulgada na sexta-feira, que avaliou as características das moradias em 2019

Número de residências com gatos aumentou de 16,3% em 2013 para 19,5% em 2019 em SC(Foto: Lidianne Andrade/Folhapress)

A vantagem da eterna disputa entre cães e gatos está mudando de lado em Santa Catarina. No ano passado, 1,4 milhão de domicílios catarinenses tinham pelo menos um cachorro, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo IBGE e divulgada nesta sexta-feira. A marca representa 53,3% das residências de Santa Catarina. O percentual é maior do que a média nacional, de 46,1%.

No entanto, houve uma redução na proporção de lares onde se podia encontrar pelo menos um cãozinho. Na mesma pesquisa realizada em 2013, eram 55,3%, dois pontos percentuais a menos do que o registrado no ano passado.

Em contrapartida, cresceu o número de domicílios com gatos. Enquanto em 2013 era possível encontrar pelo menos um bichano em 16,3% dos lares de Santa Catarina, em 2019 subiu para 19,5%, ou seja, 515 mil residências. Houve crescimento de 3,2 pontos percentuais em seis anos. Ainda assim, o percentual foi o 20º do país e ficou abaixo da média nacional, de 19,3%.

De acordo com o IBGE, em Florianópolis há menos lares com cães e gatos do que a média das capitais brasileiras. Num total de 202 mil domicílios, apenas 89 mil (44,3%) tinham pelo menos um cão e 32 mil (15,9%) tinham gatos.

Os índices de Santa Catarina são menores do que os registrados no Rio Grande do Sul e no Paraná. Nos dois Estados vizinhos, a média é de 58,7% das residências com cães. Nos lares gaúchos, também há mais gatos do que nos domicílios catarinenses: com bichanos vivendo em 25,2% dos imóveis.

No Brasil, o Estado onde há mais cães é Rondônia (64,8% dos domicílios) e mais gatos vivem em lares do Piauí (32,6%).

Em Santa Catarina, 61,4% das famílias com cães e gatos afirmaram ter vacinado os animais contra raiva(Foto: Zanone Fraissat/Folhapress)

Vacinação contra raiva está abaixo da média nacional em SC

Um ponto preocupante no levantamento do IBGE é a proteção dos animais contra a raiva. Santa Catarina é o quarto Estado com o menor índice de imunização contra a zoonose. Conforme a PNAD, 61,4% das famílias que tinham um cão ou um gato vacinaram os animais nos 12 meses anteriores à entrevista. Foram 962 mil domicílios no total. Em Florianópolis, o índice foi de 69,7%.

Ainda assim, abaixo da média nacional, de 72%. O melhor índice foi no Distrito Federal, onde 84,3% vacinaram os bichinhos contra a raiva.


Fonte NSC Total - Publicado neste site em 22/09/2020




- Temas Pet é enviado a pessoas cadastradas ou indicadas. Se não deseja recebê-lo, ou considere que foi cadastrado indevidamente descadastre-se aqui